Olá visitante! Você ainda não se registrou ou não está logado. Por favor faça o login ou registre-se para aproveitar o MyBB Brasil tem a oferecer.

Interaja com o MyBB Brasil no Facebook

Siga o MyBB Brasil no Twitter

Faça Parte da Comunidade MyBB Brasil no Orkut

Usuário(s) visitando este tópico:

Postar Tópico  Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[Guia] Como Converter Seu Fórum para o MyBB
18/01/2010, 12:02 (Esta resposta foi modificada pela última vez em: 17/08/2010 21:39 por Speeder.)
Resposta: #1

Este é um guia super simples sobre como converter seu fórum atual para o MyBB. É fácil, seguro e rápido.

Lembre-se de que é necessário que você já tenha instalado e rodando uma cópia da versão mais recente do MyBB.

Caso você tenha alguma dúvida sobre a instalação do MyBB, veja como instalar, aqui.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - INSTRUÇÕES DE CONVERSÃO - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Siga os passos abaixo para converter seu fórum para o MyBB:

IMPORTANTE: FAÇA UM BACKUP DO SEU FÓRUM ATUAL, INCLUINDO OS ARQUIVOS E BANCO DE DADOS, ANTES DE INICIAR A CONVERSÃO.

1 - Faça o download do sistema de conversão (MyBB Merge System):
http://www.mybb.com.br/index.php?option=...ry&catid=4

2 - Após baixar o Merge System e descompactar o pacote, envie a pasta CONVERT para onde sua cópia do MyBB está instalada em sua hospedagem web.

3 - Acesse o sistema de conversão. Supondo que você tenha instalado o MyBB na pasta FORUM do seu site, o endereço ficará:
www.nomedoseusite.com.br/forum/convert/

4 - Será mostrada a tela WELCOME. Escolha o sistema de fóruns que você está usando dentre os mostrados e clique em NEXT.

5 - Será mostrada a tela MODULE SELECTION. Nesta tela, serão mostrados todos os módulos que devem ser rodados (botão RUN) para que a conversão seja feita, um por um. O primeiro a rodar é o módulo DATABASE CONFIGURATION. Clique no botão RUN ao lado deste módulo para rodá-lo.

6 - Será mostrada a tela DATABASE CONFIGURATION. Preencha o formulário com os dados do seu fórum antigo, que você quer converter para o MyBB. Após preencher corretamente, clique em NEXT.

ATENÇÃO: Especial atenção deve ser data ao campo de codificação do banco de dados antigo, pois caso contrário as respostas (posts) convertidos podem aparecer com caracteres estranhos. Escolha a codificação correta neste caso.

7 - Você retornará agora para a tela MODULE SELECTION. Agora, basta dar sequencia ao processo de conversão, rodando cada um dos módulos, um por um, sempre clicando no botão RUN para rodar. Procure rodar sempre os módulos na ordem mostrada, para evitar erros e problemas.

Sempre que você rodar um módulo, será mostrada uma tela correspondente ao mesmo. Clique em NEXT até que o módulo seja executado. Se desejar voltar sem rodar o mesmo, clique em BACK.

A medida que você for rodando os módulos, mais módulos serão habilitados até que todos tenham sido executados.

8 - Após todos os módulos terem sido executados, será mostrada a tela COMPLETION. A partir de agora, você já pode se logar e usar seu fórum MyBB convertido a partir do seu fórum antigo.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

CONSIDERAÇÕES FINAIS

É recomendável excluir agora a pasta CONVERT da sua hospedagem web. Aproveite para acessar seu novo fórum MyBB e fazer os ajustes que sejam necessários.

Recomendamos acessar agora o Admin CP e fazer uma recontagem do fórum, rodando todos os módulos em:
Admin CP > FERRAMENTAS E MANUTENÇÃO > RECONTAR E RECONSTRUIR

Note que dependendo do sistema de fóruns usado, a conversão pode não ser 100% e alguns ajustes manuais talvez sejam necessários por parte do administrador ou equipe do fórum. Após ter certeza de que tudo está OK, você já pode excluir os dados do seu fórum antigo (arquivos e banco e dados). Se desejar, faça um backup, apenas por segurança.

É importante notar que nenhuma modificação do fórum antigo será convertido, bem como temas, estilos e modelos.

Parabéns por ter convertido seu fórum para o MyBB! Seu novo fórum MyBB está pronto para começar a ser usado!

Speeder

Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Agradecer Esta Resposta Citar esta mensagem em uma resposta
Os seguintes usuários (4) acharam esta resposta útil e agradeceram a Speeder:
CFernandes (07/11/2010), Gustavo (03/09/2010), Henrique (08/20/2010), Pedro (07/11/2010)

22/02/2010, 16:16 (Esta resposta foi modificada pela última vez em: 22/02/2010 23:25 por Freddie Mercury.)
Resposta: #2
RE: [Guia] Como Converter Seu Fórum para o MyBB
Eu converti o meu forum do PHPBB3 para o MYBB, e estou até hoje. Muito simples esta conversão, quem quiser ver como é.

[Imagem: th_95875_mybb-001_122_89lo.JPG][Imagem: th_95881_mybb-002_122_423lo.JPG] [Imagem: th_95884_mybb-003_122_99lo.JPG][Imagem: th_95889_mybb-004_122_146lo.JPG] [Imagem: th_95894_mybb-005_122_341lo.JPG][Imagem: th_95899_mybb-006_122_532lo.JPG] [Imagem: th_95904_mybb-007_122_63lo.JPG] [Imagem: th_95907_mybb-008_122_562lo.JPG] [Imagem: th_95910_mybb-009_122_116lo.JPG][Imagem: th_95916_mybb-010_122_468lo.JPG] [Imagem: th_96197_mybb-011_122_69lo.JPG][Imagem: th_96200_mybb-012_122_361lo.JPG] [Imagem: th_96201_mybb-013_122_210lo.JPG][Imagem: th_96204_mybb-014_122_58lo.JPG] [Imagem: th_96210_mybb-015_122_109lo.JPG][Imagem: th_96213_mybb-016_122_168lo.JPG] [Imagem: th_96215_mybb-017_122_590lo.JPG] [Imagem: th_96216_mybb-018_122_109lo.JPG] [Imagem: th_96217_mybb-019_122_421lo.JPG][Imagem: th_96220_mybb-020_122_238lo.JPG] [Imagem: th_96839_mybb-021_122_141lo.JPG]

Os seguintes usuários (4) acharam esta resposta útil e agradeceram a Freddie Mercury:
Gustavo (03/09/2010), Henrique (06/08/2010), la conh (04/24/2010), Speeder (02/22/2010)
07/03/2010, 20:32
Resposta: #3
Parabens pelo tutorial..

TEnho licença no IPB, mas o MyBB me deixou c a boca aberta!

Encontrar todas as respostas deste usuário
07/03/2010, 20:51
Resposta: #4
(07/03/2010 20:32)Gustavo Escreveu:  Parabens pelo tutorial..

TEnho licença no IPB, mas o MyBB me deixou c a boca aberta!

Olá! Seja bem vindo! Smile

Realmente, e claro respeitando nossos concorrentes pagos, mas o MyBB não deve nada a nenhum deles.

Sinceramente, quem usa MyBB não precisa de nenhum outro sistema pago.

Já sobre os gratuitos, nem falo nada... Wink

Speeder

17/05/2010, 13:10 (Esta resposta foi modificada pela última vez em: 17/05/2010 13:16 por ...Thiago....)
Resposta: #5
Question RE: [Guia] Como Converter Seu Fórum para o MyBB
Primeiramente parabéns pelo site e principalmente pela iniciativa de expandir o MyBB aqueles que ainda não conhecem ou como eu, que tem o desejo de migrar para ele.

Bem, aqui vai minha dúvida:
Tenho um fórum em phpBB 3 e quero migrá-lo para MyBB mas a minha maior dúvida (e empecilho) é: os usuários já cadastrados terão que solicitar uma nova senha via 'esqueci minha senha' ou elas serão convertidas também?

Huh

17/05/2010, 13:19 (Esta resposta foi modificada pela última vez em: 17/05/2010 13:21 por Speeder.)
Resposta: #6
Parabéns pela escolha do mais poderoso e fácil sistema de fóruns opensource da atualidade para seu sistema de fóruns.

As senhas do phpBB 3 são convertidas. Porém, antes de migrar, faça um backup completo do seu site, incluindo arquivos e banco de dados.

Após isso, faça uma ou mais migrações de teste usando um backup do seu fórum se possível, antes de fazer a definitiva. Esse teste pode ser feito até mesmo em seu PC (localhost) usando o XAMPP para configurar um servidor web de testes em sua máquina.

Estamos a disposição caso precise de mais informações.

Speeder

Os seguintes usuários (1) acharam esta resposta útil e agradeceram a Speeder:
...Thiago... (05/17/2010)
21/05/2010, 18:13
Resposta: #7
Olá!

Eu converti do IPB para o MYBB. Ficou tudo certinho, sendo que o único problema foi que tudo ficou desconfigurado em relação aos textos: não aparecem os acentos, nem o ç, essas coisas. Só aparecem certinhas as letras mesmo. Se alguém puder me ajudar, agradeço desde já!

21/05/2010, 18:24 (Esta resposta foi modificada pela última vez em: 21/05/2010 18:27 por Speeder.)
Resposta: #8
Isso acontece por que sua base de dados do IPB não segue o padrão UTF-8 (deveria seguir), que é o usado no MyBB.

Veja este tópico (Resposta #5) que pode lhe dar uma luz para resolver seu problema:
http://www.mybb.com.br/comunidade/showthread.php?tid=88

Se não conseguir através do tópico informado, você vai ter que:

1 - Baixar sua base de dados do MyBB
2 - Abrir num editor de textos (recomendo o Notepad++
3 - Substituir os caracteres bagunçados pelos correspondentes corretos
4 - Salvar, e restaurar a base corrigida.

É o único modo.

Datalhe: isso não é falha do MyBB, mas sim do IPB que não segue o padrão UTF-8.

Speeder

21/05/2010, 19:35
Resposta: #9
(21/05/2010 18:24)Speeder Escreveu:  Isso acontece por que sua base de dados do IPB não segue o padrão UTF-8 (deveria seguir), que é o usado no MyBB.

Veja este tópico (Resposta #5) que pode lhe dar uma luz para resolver seu problema:
http://www.mybb.com.br/comunidade/showthread.php?tid=88

Se não conseguir através do tópico informado, você vai ter que:

1 - Baixar sua base de dados do MyBB
2 - Abrir num editor de textos (recomendo o Notepad++
3 - Substituir os caracteres bagunçados pelos correspondentes corretos
4 - Salvar, e restaurar a base corrigida.

É o único modo.

Datalhe: isso não é falha do MyBB, mas sim do IPB que não segue o padrão UTF-8.

Vlw! O meu fórum IPB aparece em iso-8859-1. Só que quando eu vou importar o Banco de Dados dele, não há a opção dessa codificação. O que faço??

Tentei converter pelo Notepad++ para utf-8, mas já ficaram desconfigurados no próprio programa! u.u

21/05/2010, 20:04
Resposta: #10
Faça conforme eu postei então, naquele passo-a-passo logo ali em cima.

Baixe a base do MyBB já convertida e que está funcionado.

Abra ela no Notepad++, e faça a substituição dos caracteres estranhos pelos corretos, usando o recurso de pesquisar e substituir tudo do Notepad++.

Salve e depois importe a mesma de volta. Não deve levar mais do que uns 10 a 15 minutos pra fazer isso.

Speeder

Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  [Guia] Instalando o MyBB - Fácil e Prático Speeder 20 2.077 26/08/2010 16:49
Última Resposta: Tatsuya-Kun
  [Guia] Atualizando o MyBB - Fácil e Prático Speeder 3 86 09/08/2010 11:06
Última Resposta: Spectrum..!!☻
  [Guia] Enciclopédia MyBB Megarok 2 159 05/08/2010 19:59
  [Guia] Entendendo o Sistema de Temas e Modelos do MyBB Speeder 3 851 04/08/2010 17:24

Ir ao Fórum:

Permissões do Fórum